quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Piauiense 2018: fórmula de disputa é igual à de 2013

Piauiense 2018 já tem fórmula de disputa definida (Foto - Israel Araújo)
Com dois times a menos e, obviamente, menos jogos. Estas são as únicas diferenças entre as fórmulas de disputa dos campeonatos piauienses de 2013 e 2018. Naquela ocasião, oito equipes participaram da competição principal promovida pela Federação de Futebol do Piauí. Agora são seis associações que irão jogar o certame. As diferenças param por aí.

A exemplo do Campeonato Piauiense de 2013, todos os times jogarão a primeira fase em um turno único, com partidas de ida e volta. Nas cinco primeiras rodadas, os jogos de ida. Nas cinco rodadas seguintes, as partidas com mando de campo invertido. Ao final das dez rodadas, os quatro times com melhor índice técnico prosseguem na competição, classificados para a fase semifinal.

FASES SEMIFINAL E FINAL

Na semifinal, os dois confrontos serão 1ª x 4ª colocados e 2º x 3° colocados, no sistema de ida e volta, com o 1° e o 2° colocados na condição de mandantes do segundo jogo. Os dois vencedores dos confrontos semifinais decidirão o campeonato, A exemplo do que ocorreu em 2013, a Federação de Futebol do Piauí deverá conceder o título de campeão da Taça Estado do Piauí ao time de melhor índice técnico nos jogos de ida da primeira fase; e de campeão da Taça Cidade de Teresina ao de melhor índice técnico nos jogos de volta.

Aos dois finalistas do Campeonato de 2018, será conferido o direito de representar o futebol piauiense na Copa do Brasil 2019 e na Série D do Campeonato Brasileiro 2019. 



4 comentários:

  1. Só 6 times?? Outrora tínhamos o dobro, entre eles Oeiras, Princesa do Sul, Barras...

    ResponderExcluir
  2. A fórmula de disputa é a mesma de 2013 e o número de participantes é o mesmo de 2015, daí questiono: onde está a atratividade para o torcedor? Em termos de público, será o mais do mesmo. Talvez até menos.

    Falou-se em pontos corridos, mas inseriram as tais semifinais em que o mais lógico é ver seu time classificado, mas, se não for bem, pode seguir o panorama da Copa Piauí de vários jogos cumprindo tabela.

    É um morde e assopra danado nesses arbitrais. Perceba o seguinte contexto: reunião escondida pra ficar dividindo atenção ora com TJD ora com a fatídica Taça Sub-11, pra ninguém dar bola com as atrocidades que se está aprovando. Até porque não consegue juntar no mesmo espaço imprensa, sindicato, clubes e TJD. Vai causar o mal do telefone sem fio. Por si só, já é prenúncio de muita confusão.

    Aliás, que falta de representatividade dos times da capital! Cadê seus respectivos presidentes?

    Houve jogo sujo da Federação e sua tremenda falta de transparência. Por um motivo simples: como fez valer sua proposta? Esvaziou a proposta de seus pretensos concorrentes com a famosa RDI da CBF de lhe obrigar a cumprir o campeonato com poucas datas. Por que o Campeonato Amapaense, que dá vaga pra Série D, é diferente de todos? Isso sem contar que com a Copa do Nordeste já vem abrindo mão de mais datas do estadual, talvez não acreditando que seu representante possa chegar tão longe.

    O estatuto do torcedor prevê rebaixamento. Onde está o representante dos atletas e o representante dos times da segunda divisão? Vão chamar o primeiro na próxima reunião para ser voto vencido, porque votação já houve. E de forma secreta, porque foi a portas fechadas do mundo real.

    O que a Federação está fazendo para a volta da segunda divisão? Se dividisse equitativamente, em número de times, a primeira e a segunda divisões, será que daria liga? Do jeito que se encaminha, mais uma vez vai pôr um elefante branco no calendário do segundo semestre!

    O regulamento não se manteve nos dois anos! Onde esteve presente o segundo ano consecutivo da Copa Piauí, ora sub-21? Conseguiram matar mais uma vez o torneio de segundo semestre. Um alívio pra todos, mas vão ter que se pronunciar sobre a quebra de regra do estatuto do torcedor.

    Por fim, um comentário sobre a tal fórmula de simples entendimento, mas de difícil viabilidade na prática: se fictamente o primeiro turno já é uma eternidade, imagina no turnão. Devia ter datas de segurança caso seus filiados passem em torneios nacionais ou gerem entreveros constantes entre si, para não ficar atropelando datas, já que se desconsiderou que é muita competição para torcedor assimilar, inclusive a dos Tribunais.

    ResponderExcluir
  3. poderiam realizar o campeonato 2018 com todos os clubes dispostos a participar conforme a quantidade de clubes haveria o descenso e poderia ate ser realizado a campeonato da segundona em 2018 mesmo no segundo semestre para reorganizar as divisoes seria ate uma forma de colocar mais clubes em atividade em nosso estado

    ResponderExcluir
  4. Futebol piauiense infestado pela família LEMOS, será que agora os dirigentes / causídicos vão ter a desculpa para não traduzir o regulamento no vernáculo escorreito?

    ResponderExcluir