terça-feira, 17 de outubro de 2017

Caso Garcês: TJD exclui Parnahyba da competição

Reunida na noite desta terça-feira (17), a Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva julgou o processo em que o Parnahyba foi denunciado por utilizar atleta irregular na Copa Piauí e puniu o time do litoral com a exclusão do clube da competição. O voto do relator, Ricardo Cury, foi seguido, integralmente, pelos demais auditores.

Com este resultado, o Parnahyba está fora da decisão da Copa Piauí, com o terceiro colocado, o River, passando a finalista e adversário do 4 de Julho, na disputa pela vaga da Série D do Campeonato Brasileiro de 2019 que a competição oferece ao campeão.

Após a proclamação do resultado, o presidente do Parnahyba, Batista Filho, garantiu que seu departamento jurídico irá recorrer ao pleno do Tribunal de Justiça Desportiva e, se necessário, ao STJD da CBF. Vale lembrar que o julgamento foi decorrente da escalação, pelo Parnahyba, do atacante Felipe Garcês, nascido em 2000, enquanto o regulamento da competição prevê, no artigo 4, que só poderão jogar atletas nascidos em 1996, 1997, 1998 e 1999.
 



16 comentários:

  1. E o filme se repete, e todo mundo já sabia, mais uma vez o River é salvo pelo seu "tribunalzinho". Convenhamos, mas é só no Piauí, que em uma competição Sub-21 um atleta de 17 anos, formado no próprio clube, filho da cidade, não pode jogar por que existe limite no ano de nascimento. A boca do Cesarino era dizer que a competição visava garantir maior visibilidade as categorias de base, valorizando os pratas da casa, e dando oportunidades. Todo esse discurso caiu quando o próprio Cesarino disse que tem que valer é o regulamento, só faltou dar a entrevista vestido na camisa do River. Lembrando que o próprio Cesarino foi quem deu o aviso pro River (que mais uma vez, mesmo com os investimentos que recebe, conseguiu ser eliminado pelos clubes do interior, em mais uma atuação pífia, e eliminado na BOLA. Todo ano agora, alguma competição tenta ser decidida no tribunalzinho, que verdade seja dita, juntamente com essa federação de araque contribuem para aumentar ainda mais a cova do campeonato piauiense, que não merece ser chamado nem de amador (em respeito as organizadíssimos campeonatos amadores da cidade), mas distante ainda de ousar ser profissional. O Cesarino ciente das sucessivas merdas que tem feito, e as muitas brechas deixadas nos regulamentos, já convocou reunião pra discutir regulamento, convocou gente da imprensa, num sei da onde, porque se a bomba estourar de novo, ele já fica isento.
    O caso Garcês podem anotar, vai render muito pano pra manga ainda.
    E outro detalhe que já tá ficando feio pra caramba, e apequenando ainda o próprio River, prova disso é seus próprios torcedores reprovarem isso. Os dirigentes comemorando decisão no tribunal, que vergonhoso, e pequenez; qualquer dia desses a esporão do galo vai alugar um ponto ali do lado do tribunal, o então o tribunal vai adaptar umas arquibancadas pros torcedores poderem ir comemorar.
    Fato é que com o futebol do Piauí cada vez mais decadente, coisas como essa são inexplicáveis, até pq o jogo RiverxFla-PI toda a imprensa noticiou o uso de atletas do sub-19 do Fla-PI, mas nada foi relatado nem falado de regulamento.
    O futebol piauiense tá numa situação tão decadente que o jogo é de graça, e um estádio de menos 4000 lugares não recebe nem a metade. Acordem clubes, dirigentes, atletas, sindicados, porque essa federação pro futebol piauiense, anda que nem siri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve uma falha na geringonça da Federação que colocou o jogador. Não há como desprezar que foi um erro em cascata. Assim como a Federação gosta de se justificar de que não foi bem assim e depois vai fingir que não tem nada a ver com isso na velha sina de se autodegolar com filiado perante a telinha, diminuindo mais a sua irrisória importância no futebol piauiense, num autoesvaziamento de função.

      A mentora não sabe o poder que tem, diz que é dono de algo quando não era nem pra ter começado; não levantou as demandas e os clubes não entenderam a exigência do torneio. Não deu pra consertar antes de acontecer, virou galhofa. Agora reconhece que não é bom? Vê se é vanglória ou não (a questão não é de onde o jogador nasceu), pra presidente de Federação ficar desabafando e atiçando de que os clubes não têm base. Se nem a seleção do Piauí de 2013 convocou atletas 100% made in Piauí!

      E o Felipe Garcês que leva a culpa sozinho que tem uns 3 sujeitinhos na situação dele? Que imprensa maldosa! Onde já se viu um atleta de 17 anos não poder disputar uma competição sub-21? O melhor tribunal é o campo e a bola é que pune. Não adianta dizer mais que é sub-21, que nem juvenil é permitido. Por que não dizer Campeonato Piauiense Junior? É o famoso nada se salva. Foi a Federação que aconselhou o Flamengo a usar jogador amador do sub-19, para livrar o Bid das críticas dos miseráveis? E o pior que tem que manter essa jabuticaba no regulamento pra dois anos.

      Quando que a Federação vai se convencer de que o regulamento é vazado por natureza? Calcule rápido: número de dispositivos e eleve-o na mesma quantidade de vezes, considerando cada dispositivo com um mínimo de sentido. Verás que é a porta de entrada pra causídicos e caroneiros de plantão. O que o Sindicato dos atletas profissionais e atletas amadores dizem a respeito? Se existir(em), tanto é (são) cúmplice(s) que aprende(m) nunca.

      Seria cômica se não fosse trágica. Você vê que a janela é aberta, aceita inscrição de atletas novos por tempo indeterminado, sem analisar qual seu defeito ou sua qualidade, mas fechada para Garcês.

      Excluir
    2. A Federação tá pouco se lixando com sua competição-problema, ao ficar marcando fora de hora discussão de outro campeonato.

      Excluir
  2. Concordo com quase tudo que dissestes. Porém regulamento deve ser cumprido. Na Copa São Paulo de Juniores também limita idade mínima. Parnahyba foi inocente. Flamengo já assumiu erro, outro incompetente, só que nada influenciaria. Lamentável o atual estado de nosso futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O regulamento ora é explícito ora é dúbio. Regulamento não faz milagre, ninguém está autorizado a obedecer a legalidade estrita, é até bom que não siga. Nem o Código de Processo Civil autoriza a interpretação literal como solução primeira para celeumas jurídicas.

      A verdade é que tão resumindo as barbaridades escritas no regulamento em dois artigos e usando como parâmetro a Copa São Paulo, célebre competição não-oficial da América Latina.

      Precisaria colocar no regulamento que segue normas da CBF e FIFA ou achavam que não iriam respeitar mesmo? Se vai ferir ou não regra da Fifa tem que pedir licença, mediante CBF, para aplicar por aqui. Gastaram um artigo pra prever obviedade!

      O regulamento, por exemplo, não fala em punições, a não ser no financeiro do desvalido, razão essa que W X O não é permitido nem pra jogo da envergadura de se cumprir tabela, o que é bastante lamentável.

      Excluir
  3. O futebol piauiense tem que reorganizar-se. Inaceitável uma cidade como Floriano, e outras, ficar fora do campeonato piauiense. Inexplicável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tem gente da imprensa dizendo que esse torneio é um sucesso, como se tivesse validade o futebol semiprofissional praticado.

      Excluir
  4. Não tá no regulamento que os clubes de Teresina usariam o “Governador Alberto Silva”, que fim levou? Se questionam a idade, qual limitação vai atender a Copa São Paulo de 2019 que o regulamento sorrateiramente previu? Quanto vale frustrar um objetivo antecipadamente? Reina a desesperança de não se ver na Copa São Paulo em meio à imprudência contumaz da cartolagem por metro quadrado! No máximo, história pra bebê dormir.

    ResponderExcluir
  5. Das comparações esdrúxulas, cito uma: a Federação Paulista avisaria, nem sequer acataria. É de causar espanto: quer dizer que a Copa Piauí é a cópia da Copa São Paulo? Quando vão admitir o codinome “Copiaí”?

    Nem chegaram a excepcionar as normas da CBF e Fifa, o que causa problemas prolongados! A Copa São Paulo é profissional ou amador? Na pirâmide do futebol, o que eu sei é que a Copa Piauí sub-21 tenta ser competição oficial, até porque guarda o nome de Campeonato Piauiense que dá vaga pra Série D, competição oficial da CBF, ao tempo que dá vaga a um torneio autodenominado “não-profissional” de segundo escalão até para fins de seleção brasileira que disputa qualquer competição sulamericana durante o período de férias coletivas do futebol nacional.

    É pra levar a sério uma Federação que até poucas Copas Piauís atrás creditava que com 2 jogos se jogava tal torneio, mesmo contra os ditames do Regulamento Geral das Competições promovidas pela CBF? É verdade que tão resumindo as barbaridades escritas no regulamento em dois artigos? É sério que tão usando como parâmetro a Copa São Paulo, célebre competição não-oficial da América Latina? Por que não se inspirou no Torneio da Movimentação em que podia encher de jogadores não profissionalizados?

    O certo é que as Federações precisam se enquadrar. Os clubes têm o mesmo voto das Federações, inclusive daquelas que não sabem cuidar do futebol. Todos participam do arbitral da Copa São Paulo ou é forma de acobertar prefeituras amigas e suas politicagens? É tudo feito na camaradagem, não se vê mérito na obtenção das duas vagas de caixeiro viajante. As aberrações que acontecem pelas bandas da Pauliceia tem que ficar por lá mesmo. É tão zuada que convida até Academia de Futebol Pérolas Negras do Haiti! Lá é tão amador que é de portões abertos, a não ser na final. Por que insiste em comparar com algo que não é chancelado pela sua querida CBF (e isso é tudo)?

    A verdade é que jogou no colo dos clubes, mas quer se indispor gratuito e desnecessariamente com alguns. Dá pra achar os responsáveis numa varredura só! O sistema de registro de atletas mais uma vez foi vencido. Não se preocuparam em melhorar, típico do setor de tecnologia de informação de país e futebol subdesenvolvidos que se contenta com vulnerabilidades.

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao fuá do TJD, por que se marcar julgamento para agora se tivemos expulsões e atos de indisciplina à beça? Retaliação pra deixar o caso pra outro procurador ou o “sorteado” não teve foi coragem de ir para o embate das ideias no Tribunal? Cuidado que isso pode levar à interpretação de que está havendo intimidação para não jogar por terra interesses federacionistas pouco convencionais!

    Questionam quem não teve presente por motivos óbvios, mas que virou um grande papelão depois. Mesmo não enviando dirigente, teve mais gente assinando a ata do arbitral. Quem discordasse assinava ou não? O que acontece? Qual o valor da assinatura de um coveiro do futebol? Até que ponto é válido o trabalho de base? Como está preparando a próxima geração de jovens crias da base? Como aumentar a auto-estima dos locais? Qual a postura que tem que ter?

    Quem faz a denúncia tem que dizer quantos pontos vai perder, senão estaria lançando ilações, uma denúncia vazia, sem rumo, desqualificada e despudorada, jogando um trote pra imprensa acreditar, fazendo gracinha pra cuspidores de latinha cair na onda.

    Por que a Federação tomou as dores, ainda que com inúmeras rodadas de atraso? Por que os processos não andam? Por que não tivemos TJD/Procurador mais atuantes, lembra que o Piauí está enfurnado no B-R-O Bró? Será que procurador não dá conta de executar a averiguação por conta própria? “Sorteou-se” e deu para o Fabrício Carvalho, que, por sinal, foi o último procurador “sorteado”, o mesmo sujeito que, da última vez, deixou morrer processo por falta de preparo! Que “sorteio” é esse? Virou consultor em debate de boleiro? Por que a suposta peça dos descontentes estaria embasada? Por que ninguém estava acreditando no arquivamento de um hesitante procurador natural?

    Se a mentora não pode se posicionar diante de seus ataques de exibicionismo, por que levantaram suspeitas sobre dois atletas do Parnahyba e dois atletas do Flamengo? O que eles fazem é teatro ou é sério? Por que esse serviço de atravessador metido e pegajoso? Quem deu legitimidade de tal interlocução, será que cabe tudo? Será que a Federação nunca erra? No fundo, a FEDEração tem culpa no cartório, porque tem a obrigação de apontar quem perverte sua “virtude”. Desobedeceu até a Constituição Federal, deixou passar por 4 rodadas a irregularidade, portanto não tem crédito nem para deixar passar denúncia. Será que tá usando o River para conseguir seu intento? Não tomou as providências desde a primeira rodada. Caricatura de quem vê a si próprio com suas barbaridades toleradas e dane-se o futebol piauiense, o instituto do povo.

    Esqueceram seu dever social. Demorou 2 a 3 dias pra fazer o “pente fino”, comumente conhecido como "caça às bruxas". Imagine ficar pedindo opinião à CBF sobre a irregularidade de jogadores, mas só de quem joga a mísera Copa Piauí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até nas Olimpíadas se faz o credenciamento jogo a jogo de todos os jogadores listados, só que aqui foi detectado rodadas depois. Como bem lembrou Evaldo Carvalho, regulamento prevê ano de nascimento, não idade mínima, eu complemento: mas se popularizou com a limitação de idade e fomos manipulados por isso. Por que não se corrigem na hora de repassar a informação? Além do que trago os seguintes artigos para serem corrigidos: arts. 1º, 2º, 4º, caput e §3º, art. 5º, art. 7º, caput e parágrafo único, art. 11º, caput e §2º, art. 13, 14, caput e §1º e art. 25! Para ninguém cometer esse equívoco, vou ser bonzinho e sugerir a intitulação Campeonato Piauiense de Futebol Profissional 2017 Sub-1999 a 1996!

      Excluir
  7. Estranha essa precaução a Federação de suspender as finais, mesmo com veredicto da Comissão Disciplinar, nem ela tem pulso de manter seu torneio nas datas inicialmente marcadas! Quem vai pagar times concentrados em hotéis?

    Sabe por que limitação de idade não dá certo por essas bandas? Literalmente um moribundíssimo campeonato pra marcianos. Por que utilizaram a artimanha dos 4 dígitos quando a intenção está clara e manifesta de esconder o ano referente e, na hora de saber quem pode participar, esbarrar na operação matemática, pra dar mais força ao argumento de ignorante das exatas? Foi feito pra ninguém entender! Quando detectam, não há mais tempo de recuperar. Foram tantas em série que beirou à inconstitucionalidade. Agoniza futebol piauiense versão infinita! Se unir todos vira quadrilha.

    ResponderExcluir
  8. Sobre a possível desistência do 4 de Julho, vamos ver se o regulamento realmente funciona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que se ouviu de tudo até que "regulamento é mero digitador da vontade dos clubes", por isso que usam e abusam da paciência de qualquer um.

      Excluir
    2. As brechas vêm acontecendo rotineiramente. Sem data prevista para as finais, a Federação resolveu adiar agora para evitar problema no futuro (por que não adiou no caso Fabiano?), mas precisava expor assim conversa de bastidor com uma tentativa de alteração de regulamento no meio da competição, articulada pelo dirigente do 4 de Julho? Mais um campeonato manchado, mas dessa vez foi favas contadas há tempos. Ninguém detecta talento de jogador só no estalar de dedos, mesmo com acompanhamento 24h da mídia especializada em futebol à subcelebridade. Não temos visão apurada pra isso. Aproveitando outro absurdo que se ouviu, uma cobrança factível: torne a competição sub-100, porque já virou piada.

      Excluir
  9. E na hora veio aquele lindo "voto com o relator" de quem não faz ideia do que está acontecendo.

    Fazendo uma retrospectiva, venderam o que é juridicamente impossível: o sonho dos garotos, belo convite para o procurador do jogador pagar propina e acertar adulteração de documento em cartório das brenhas com outro nome, já que os clubes não são dotados de bancos de dados nem de quem passou por lá.

    O "tapetão do bem" não é pra tirar mérito de quem garantiria uma dessas benesses, já que os times costumeiramente sofrem mudança de perfil?

    Onde está o seu presidente na mesa das ideias estapafúrdias do arbitral? Na falta de um, mandam dois emissários de canto de mesa. Por que desmarcam tanto jogo, depois que a tabela fora feita, e ninguém defende a boa representatividade dos clubes em arbitral? Todos estamos devidamente paramentados com nariz de bobo. E os mais ansiosos insistindo na infeliz ilusão de força da mentora, capaz de demover qualquer tentativa de arquivamento.

    ResponderExcluir