terça-feira, 24 de outubro de 2017

A fórmula de disputa para o próximo campeonato

Atualizado às 22h45

Li e ouvi, atentamente, informações e opiniões a respeito da fórmula de disputa que foi sugerida para o próximo Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais. Com jogos de ida e volta em turno único, com os quatro melhores colocados classificados para a fase semifinal do campeonato, e dela saindo os finalistas para a disputa do título. Para o torcedor, se ficou alguma dúvida, tentarei explicar.

Na primeira fase, uma espécie de turnão, os seis times jogam entre si. A novidade seria o fato dos jogos serem de ida e volta de forma sequenciada, imediata. Como assim? Veja esses três exemplos:

1ª rodada – River x Altos, Parnahyba x Piauí e Flamengo x 4 de Julho
2ª rodada – Altos x River, Piauí x Parnahyba e 4 de Julho x Flamengo
3ª rodada – Piauí x Altos, River x 4 de Julho e Flamengo x Parnahyba
4ª rodada – Altos x Piauí, 4 de Julho x River e Parnahyba x Flamengo

Dados estes exemplos, a segunda inovação, mais impactante, seria a da contagem dos pontos, onde seria obedecido o resultado final dos 180 minutos (placar agregado dos dois jogos). Como assim? Veja os exemplos:

1ª rodada – River 0x0 Altos, Parnahyba 1x0 Piauí e Flamengo 3x1 4 de Julho
2ª rodada – River 2x2 Altos, Piauí 2x1 Parnahyba e Flamengo 0x0  4 de Julho

Pela pontuação em vigor, teríamos a seguinte classificação:

Flamengo, 4 pontos
Parnahyba e Piauí 3 pontos
River e Altos, 2 pontos
4 de Julho, 1 ponto

Pela pontuação sugerida, considerando-se apenas o placar agregado, a classificação estaria assim:

Placar agregado: River 2x2 Altos, Parnahyba 2x2 Piauí e Flamengo 3x1 4 de Julho

Flamengo, 4 pontos
River, Altos, Parnahyba e Piauí, 1 pontgo
4 de Julho, 0 ponto

Diante do quadro sugerido, tenho algumas ponderações a fazer.

1 – A título de inovação, vejo com simpatia a ideia dos jogos e ida e volta no turno único, como primeira fase, com os quatro melhores conquistando classificação para a fase semifinal. E arremato com uma terceira sugestão:

O time de melhor índice técnico nos jogos de ida, seria o campeão da Taça Estado do Piauí.
O time de melhor índice técnico nos jogos de volta, campeão da Taça Cidade de Teresina.

2 – Quanto ao inovador sistema de pontuação, levando-se em conta o placar agregado, sou temeroso quanto a sua aplicação. A começar pelo fato de, em todas as mais de 200 entidades filiadas à FIFA, adotar-se o critério universal de 3 pontos por vitória e 1 por empate (em cada jogo de 90 minutos). Qual seria a receptividade por parte do restante do país? “No Piauí, um time precisa ganhar duas vezes para somar 3 pontos”. Não, não quero ouvir isso nos noticiários por aí afora. Coisa boa, certamente, não vem

E a legalidade? Não tenho dúvida quanto ao que pode ficar acordado entre os clubes, mas já esqueceram as interpretações diferenciadas que o TJD tem dado sempre que algum problema chega em sua esfera de atuação? Aqui não vai nenhuma crítica à Justiça Desportiva, apenas, e isso é muito natural, o entendimento do TJD nem sempre tem sido o mesmo dos dirigentes, mesmo quando eles assinam o que acordaram.

Será que vale a pena colocar em prática uma situação que, na metade do campeonato, quando provocada, a Justiça Desportiva poderá desmanchar, causando um grande abacaxi na competição? E na hora dos critérios de desempate? Um time que tiver duas vitórias em um certo confronto, passará a ter 1 ou 2?

Gente, desportistas, torcedores, a inovação dos jogos ida e volta sequenciados é muito interessante. Mas que fique nisso. Mais confusão  a troco de que?

P.S. - Tem um outro problema que poderá ocorrer com a pontuação de placar agregado, que escapou-me no primeiro raciocínio:

Suponhamos os seguintes resultados:

River 0x0 Altos e Altos 1x0 River - Placar agregado: Altos 1x0 River, com Altos ganhando 3 pontos.
Parnahyba 1x0 Piauí e Piaui 2x0 Parnahyba - Placar agregado: Piauí 2x1, com o Piauí ganhando 3 pontos.
Ou seja, embora com 1 vitória e 1 empate, Altos ganharia o mesmo número de pontos do Piauí, que teria 1 vitória e 1 derrota.  Se provocado, o  TJD vai engolir isso?

Severino Filho (Buim)
                    Editor


6 comentários:

  1. É uma inovação interessante, mas que, na minha opinião, deveria ser experimentada nas divisões de base a princípio

    ResponderExcluir
  2. É uma inovação interessante, mas que, na minha opinião, deveria ser experimentada nas divisões de base a princípio

    ResponderExcluir
  3. Confesso que quando ouvi que o campeonato seria de mata-mata, aí fiquei pensando nos meus botões: Pronto, vai ter time jogando dois jogos. Vi que a estrovenga ia para outro rumo, caminhando para o ridículo (vê se pode de 6 ainda classificar 4 times, praticamente na mesma proporção do que tão oferecendo para os times brasileiros em termos de Libertadores).

    Trata-se de um sistema SUÍÇO. Times jogam 180 minutos pra valer míseros 3 pontos (não é nem jogo dos 6 pontos mais). Qual o impacto em termos de público? Estamos preparados para ver jogo parcial daqui pra diante? Não desperdiçarão só um tempo, o 1º jogo não valerá nada. É prorrogação em 2 jogos. Podemos ter 3 jogos seguidos em Teresina. Será que temos estádios suficientes para suportar mais uma carga de jogos?

    Por que não pontuar a cada tempo, para evitar combinação matreira de resultados? Se é continuação de outro jogo, o mesmo se dará com a escalação dos jogadores? Onde vão enfiar essa questão de idade ou de jogadores criados na terra? Como responder sua mulher e seu filho: seu time ganhou ou perdeu?

    Existe alguma referência internacional pra isso dar certo? Será que vão escolher jogos para árbitro de vídeo? Daí concluo: o que menos precisa é regulamento, porque sempre há espaço para uma imaginação nonsense que torcedor nenhum vai entender o que o criador quer para nós. Tomara que não exista lobby pra essa extravagância prosperar! Nem no amador serve.

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao jogo de ida e volta sequencialmente, beleza... É diferente dos demais. Mas pontuação pela metade, definitivamente, não! Não 'procurem sarnas para se coçarem'. É confusão CERTA!

    ResponderExcluir
  5. Como falou o Suzim, tem que ser testado em campeonatos de base, Lá pode ter erros, acertos e aprendizagem, mais a federação gosta de dar brecha para ridicularizar o nosso futebol, que todo ano tem uma novidade para sermos chacota nacional.
    Que vejam agora em 2017 que não teve segunda divisão por que a Federação disse que não vai ter, sem critérios e uma formalização legal que até o momento não vi. Mais vamos ver o que vai dá essa modernidade

    ResponderExcluir
  6. Muito cuidado: "futebol é coisa séria..." Um campeonato que no passado era um delírio para os olhos, não se admite uma cidade como Floriano e outras sem representantes.

    ResponderExcluir