segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Federação comemora 100 anos de Campeonato Piauiense

Estádio Internacional, em Parnaíba: testemunha dos primeiros campeonatos do futebol piauiense.
A Federação de Futebol do Piauí completou nesta sexta-feira (25) 75 anos de fundação e, para comemorar a data, realiza no próximo dia 28 de novembro uma grande festa que marca não apenas o aniversário da entidade, mas também os 100 anos de realização do Campeonato Piauiense de Futebol.
 
A festa será dividida em diversos momentos. Na abertura será apresentada toda a cronologia do centenário do Campeonato Piauiense, mostrando um pouco da história da competição, desde o primeiro clube que foi campeão estadual, em 1916, até o atual campeão de 2016.
 
Em seguida será conhecida a Seleção do Centenário, que será formada pelos 11 melhores jogadores que atuaram nos cem anos de campeonato e que foram eleitos por jornalistas e cronistas piauienses. Também será revelada a Seleção de 2016, com os nomes dos 11 melhores atletas que disputaram o estadual deste ano.
 
A solenidade terá ainda a entrega de medalhas e certificados para a Seleção Piauiense de Juniores 1981/1982, em alusão à conquista do vice-campeonato brasileiro naquele ano. Já o River Atlético Clube será homenageado pela conquista do vice-campeonato da Série D do Brasileirão de 2015.
 
Durante o evento também serão homenageados o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero; o governador Wellington Dias, que dá nome ao troféu que será entregue ao campeão do estadual de 2016; o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles – com o nome do troféu do vice-campeão da temporada; o prefeito de Teresina, Firmino Filho; e o presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho.
A homenagem especial da noite será prestada ao ex-presidente da FFP, Alfredo Nunes, que também foi presidente da CBF.
 
A festa do Centenário terá como desfecho a entrega dos troféus de vice-campeão à Associação Esportiva de Altos e de campeão ao River Atlético Clube.
 
Confira a programação:
- Abertura com a cronologia dos 100 anos do Campeonato Piauiense de Futebol;
- Depoimento de personalidades;
- Escolha da Seleção do Centenário;
- Escolha da Seleção do Estadual de 2016;
- Homenagem à Seleção Piauiense de Juniores, vice-campeã brasileira 1981/1982;
- Homenagem ao River Atlético Clube, vice-campeão da Série D 2015;
- Homenagens:
                . Marco Polo Del Nero – Presidente da CBF;
                . Wellington Dias – Governador do Estado do Piauí;
                . Firmino da Silveira Filho – Prefeito de Teresina;
                . Vicente de Sousa Sobrinho – Presidente da Fundespi;
                . Rafael Fonteles – Secretário Estadual de Fazenda;
                . Alfredo Nunes – ex-presidente da FFP e da CBF.
- Entrega do troféu de vice-campeão de 2016 à Associação Esportiva de Altos;
- Entrega do troféu de campeão de 2016 ao River Atlético Clube.
 
 

4 comentários:

  1. Faltou mencionar o seguinte: "Na falta de sedes de clubes para eventos, um que não participa de campeonatos e muito menos dos 100 anos enviesados de campeonatos piauienses: o Iate Clube". Vai entender o que se passa na cabeça dos senhores dos patrimônios dos clubes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que fazem com a listinha de seleções a cada ano, não seria para fazer o levantamento dos mais indicados ou mais premiados pela carreira no futebol local?

      Excluir
  2. Quando jogador passa por dificuldades financeiras ou de saúde, o que se organiza? Eventos alusivos para custear o tratamento. Por que não cobraram taxa de inscrição para ajudar o endividado da vez, se é que estão precisando disso nesse momento, porque vem aí um bingão que sorteia até quantia de 2 mil contos?!

    Verdade seja dita: mais uma festa de encerramento para homenagear os de sempre Alfredo Nunes (representando todos presidentes de Federação), Marco Pollo “fujão (sob a desculpa de liturgia do cargo que ocupa)”, vice-campeã brasileira de seleções de 81-82 e River vice-campeão brasileiro do ano anterior (ou seja, demorou um ano. Pelo menos foi mais rápido do que as obras do legado da Copa, mas por que não deixar para fazer em momento posterior ou momento equivalente, ou seja, quando voltar à Série C, se é que vai custar muito para o clube que se acomodou em levar 4 estrelas no seu escudo?); é bem verdade que homenageados (alguns desses jogadores) não estarão na solenidade fora de hora por estarem atuando por outras equipes do futebol brasileiro, mas deixaram dinheiro da premiação retido e River em estado de clemência.

    Quem tá comemorando este centenário, que não é exclusividade nossa, no resto do país? Como se vê, Campeonato Piauiense não é e nunca foi monopólio da Federação. Até Copa Nordeste de Futebol de Base tem dedo da Federação, custa sempre lembrar. Se conta campeonato de liga, por que não contar Copa (genuinamente) Piauiense ou Intermunicipal? Estão esquecendo 3 anos da história do Parnahyba, o que mereceria até um reiterado pedido de desculpas. Tá mais parecendo história contada por anedoteiros com logo indicando 1200 anos, copiado de alguma marca de carro.

    Se é pra fazer uma festa assim tem que reverenciar filiados, extintos (as centenas de clubes que já não estão entre nós) e os que virão a ser como o DFC! E o lugar seria dos mortos, para atender a maioria dos clubes que passaram pelo tal do campeonato piauiense.

    Se for pra homenagear quando o futebol piauiense teve projeção nacional e a CBF estar muito disposta a conceder medalhas, por que não homenagear o Flamengo de 2003 contra o Sport na Copa do Brasil? Se for para entender lógica das competições nacionais, por que não premiar o time que conquistou melhor colocação relativa, referente a cada Série de Campeonato Brasileiro que participou e Copa Norte-Nordeste?

    Quanto à escolha a dedo de homenageados político-eleitoreiros, qual a razão? O secretário de fazenda/CEV está representando todos os secretários de finanças e Firmino Filho, todos os prefeitos, independente se está muito ou pouco se lixando pra futebol?

    ResponderExcluir
  3. Queria entender o motivo do termo "Festa", festejar o que mesmo??? Homenagem a diretoria do River pelo titulo do campeonato, este, ganho através de um recurso (claro que a culpa é toda do Altos), mas o bonito no futebol é o próprio futebol, o jogo, a disputa e não 5 páginas digitadas com vários recursos e clausulas de um regulamento; homenagem a diretoria do River pelo acesso a série C? E o rebaixamento em seguida, com uma campanha de dar dó??? A menos, que sejam diretorias diferentes, mas por incrível que pareça era a mesma, até os jogadores. Homenagear atletas do passado, até que vai, sei que muitos desses foram esquecidos pela FFP. Nessa ano morreram (Valter Maranhão, Caçapava), e até agora não li nenhuma matéria mencionando o falecimento destes.
    Outro ponto que merece ser mencionado como engraçado, é a ausência do melhor jogador do campeonato na seleção do campeonato, como isso acontece???
    Voltemos as comemorações (kkkkkkkkk)!!!
    Campeonato Piauiense de 2016
    1. jogo atrasando por falta de ambulância
    2. falta de estádios no campeonato, número podendo aumentar pra 2017.
    3. arbitro chegando atrasado em partida;
    3. salários atrasados, jogadores em condições desumanas
    4. título decidido no tribunal;
    5. albertão continua sem placar


    Vamos parar por aqui, por que iria faltar espaço para tanta comemorar, do nosso campeonato "profissional" (piada) de Futebol do Piauí.
    Sonhar que algum dia possamos chamar esse circo todo, em PROFISSIONAL.

    ResponderExcluir