terça-feira, 14 de outubro de 2014

Categoria de base: nosso problema mais acentuado

Fórum de Debates: na base, estaria o nosso maior problema, entre tantos do futebol piauiense (Foto - Sidney Santos)
A falta de estrutura nas nossas categorias de base. Este é o maior problema, entre tantos que afligem o futebol profissional do Piauí. O diagnóstico é o resultado do Fórum de Debates do Futebol Piauiense, promovido na tarde de hoje (14), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí.
 
Representantes dos mais diversos segmentos ligados ao futebol estiveram presentes ao evento, aberto e encerrado com a palavra do presidente da FFP, Cesarino de Oliveira Sousa. Posteriormente, vários temas foram abordados, através dos oradores Jomali Magalhães, Chico Costa, Jaime Oliveira, Joniel Lopes, Toinho, Galba Coelho, Jankel Costa, João Thiago Reis e Severino Filho.
 
Várias sugestões foram apresentadas, vários assuntos colocados, mas a necessidade de se trabalhar mais forte com a base foi a tônica geral, unânime. O que já deve servir de tema para um segundo debate, também a ser promovida pela Federação de Futebol do Piauí, mas desta feita com a presença de representantes de grandes clubes do norte e nordeste e até da CBF, que atuam sistematicamente com o aproveitamento das categorias inferiores.
 
 

2 comentários:

  1. Simpósio válido? Sim. Mas pode ter sido somente um ato de jogar "conversa fora". Para que um clube(qual temos hoje?) forme a sua categoria de base, é necessário contar com uma estrutura, por exemplo: 1. Centro de treinamentos; 2. Departamento jurídico para tratar dos assuntos em relação aos futuros atletas, logicamente, com os pais/seus legítimos representantes; 3. Departamento médico equipado; 4. Salas de musculação todas dotadas de equipamentos e profissionais especializados; 5. Departamento de nutrição e alimentação e 6. Alojamento dotado das condições necessárias. Isso, o BÁSICO. Pergunta-se: qual clube, dos nossos, é capaz de oferecer minimamente as condições retro citadas? NENHUM. Qual deles seria competente para chamar, pra si, PATROCÍNIOS para bancar uma empreitada dessas que não é barata? NENHUM. Então, amigos, dentro dos meus parcos conhecimentos de quem frequenta estádios por uns 40 aninhos, já tendo visto quase tudo no nosso futebolzinho de "meia tigela", MAIS AMADOR DO MUNDO, NÃO ACREDITO NESSAS CONVERSAS, ESPECIALMENTE, QDO SE TEM UM ENORME NÚMERO DE "dirigentes" desqualificados para comandar nossos VENDIDOS, FALIDOS E MAL PAGOS CLUBES. É A MINHA MODESTA OPINIÃO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parece que prepararam esse simpósio pra marcianos. Nossa, que conclusão chegaram! Ainda tem gente achando que base é ficar realizando campeonato de futebol de idade inferior. Por exemplo, existe um grande vácuo, não existe torneios aspirantes (um sub-23 ou coisa que o valha). Por que que ainda se disputa Copa São Paulo se não surge nenhum extra-série? Um campeonato chato pra caramba, um paraíso pra quem quer vender o diabo pra empresário se quer bicar alguma coisa com seu atleta! Por mim, totalmente desnecessário fazer sub-17 e sub-19. O melhor a se fazer é chamar esses desiludidos pra estudar e crescer pra vida que futebol não revela ninguém. Torcer para que o desporto escolar com suas desinteressadas aulas de educação física façam competições melhores.

    ResponderExcluir