sábado, 18 de dezembro de 2021

Memória Fotográfica do Futebol Piauiense (20)

Paulinho (ao fundo), Dias e Gringo: ídolos rubro-negros realizando aquecimento no Lindolfo Monteiro.

Neste registro que dá sequência à série Memória Fotográfica do Futebol Piauiense, três ídolos do Esporte Clube Flamengo fazendo trabalho de aquecimento antes de um jogo do Campeonato Piauiense de 1970: Paulinho da Maioba, Dias e Gringo.

Paulinho da Maioba (ao fundo), é o maior artilheiro da história do clube rubro-negro, com 136 gols em jogos amistosos e oficiais. Atacante estilo rompedor, formou uma histórica dupla ao lado de Mano. Sua biografia está no volume 7 da Coleção Severino Filho - Memória do Futebol Piauiense.

O zagueiro Dias, por sua vez, ganhou três títulos de campeão piauiense pelo Flamengo (1970, 1971 e 1976). Mas a final do bi, em 1971, teve um sabor especial. Foi dele o gol de empate diante do River, no segundo jogo, após a vitória por 3 a 0 na primeira partida. Um chute quase do meio de campo, que ficou conhecido como "o gol das 200 milhas".

E Gringo, em primeiro plano, dispensa maiores comentários. Campeão piauiense em 1965, 1970, 1971, 1976 e 1979 com a camisa do Flamengo. Ídolo que também foi biografado na Coleção Severino Filho -  Memória do Futebol Piauiense. No volume 1, quando esta foto foi publicada.




10 comentários:

  1. Tenho todos os seus livros.Acabei de adquirir hoje o vol 08.Parabéns pelo seu excente trabalho.Espero que não publique só 20 livros,e sim pelo menos uns cinquenta.

    ResponderExcluir
  2. Nesse mesmo livro,tem um pequeno equívoco na ficha técnica de comercial 0 x 2 Tiradentes.
    No comercial o meio-campo foi:zé maria,Vicentim e antonino.E o ataque,com piaba,Maranhão e zé airton,sendo que silvestre(irmao do goleiro beroso),entrou no lugar de piaba.
    No Tiradentes,o ataque era:caveirinha,Cláudio e edmilson leite.No segundo tempo teve a entrada de Paraíba,que fez o segundo gol.Nessa época era comum os jornais não dar a escalação correta,principalmente quando o jogo era no
    Interior.Estava lá,e nunca me esqueci desses detalhes.Parabens pelo seu dignifico
    trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Antonino que foi um dos melhores em campo,chegando a receber elogios da diretoria do Tiradentes,faleçeu recentemente em campo maior.Antonino era filho de António Pedro,um grande jogador do comercial na decada de 50.
    Antonio pedro,jogou no river,e participou da primeira excursao do river ao ceará.

    ResponderExcluir
  4. Dezoito,campeao com o river em 1973,já é faleçido.Morreu em Uberlândia,sua cidade natal,aos 76 anos.
    Dezoito foi campeão goiano com o crac de catalao-Go,em 1967.

    ResponderExcluir
  5. Nos meus arquivos,no jogo da estreia de Salvador no bahia,não consta que ele fez três gols.
    17.06.1956
    Santo Antônio de Jesus 4 x 9 bahia
    Gols:Ivan(03)hamilton(03) e Carlito,esquerdinha e maninho.

    ResponderExcluir
  6. Lembro muito desses três craques. Saudade desse Mengo🙏

    ResponderExcluir
  7. Boa noite todos que curtem o futebol do Piauí, vou dar algumas dicas para ver se no final as pessoas iram se lembrar de mim. Cheguei em Terezina levado por Amarilio treinador para defender com muita honra as cores preta e vermelho do querido Flamengo. O ano era 1968. Fui reserva, depois fui titular perdemos o título de 69 pro Piauí, no ano seguinte tive a alegria de ser CAMPEÃO pelo mais querido. Infelizmente por motivos particulares e de família tive que abandonar o futebol. Alguém arrisca saber quem sou eu? Pois bem, eu sou o Rômulo goleiro que teve grande satisfação de defender esse time maravilhoso. Rômulo, Amadeu, Mirusca, Matintim e Zé do Braga, Eliezer, Décio Costa, Gringo, Paulinho, Pedrinho e Chicole. Forte abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim o melhor do Flamengo de todos os tempos foi esse:
      Benicio, maneca, celso, matimtim e roberto. Macalé e elcir. Jair, mano, paulinho e salvador. Foi time que enfrentou o Botafogo-RJ na comemoração dos 30 anos do jubileu de prata da FPF,

      Excluir
  8. Bom dia, Grande Severino!
    Sou leitor assiduo deste blog. Gostaria de saber se o amigo tem fotos do time de futebol do extinto Flamengo da cidade de Teresina nos anos 1955 a 1965.
    Se o amigo tiver gostaria que enviasse ao meu email:
    gilbertophb0@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Retificando: O Flamengo da cidade de Parnaiba.

    ResponderExcluir