sábado, 1 de dezembro de 2018

Categorias de base: porque penso diferente


A garotada precisa de mais tempo para desenvolver todo o seu potencial (Foto - Blog do Jonys)
Há vários anos que opino sobre um calendário diferente para as categorias de base dos clubes filiados à Federação de Futebol do Piauí. Não tenho nenhuma dúvida quanto a boa vontade dos dirigentes dos clubes e da FFP, mas, da forma como vem sendo feito, não iremos muito longe.

Não resta dúvida de que alguns atletas são revelados, outros aparecem e ganham oportunidades em outros centros, mas, convenhamos, o resultado final é muito pequeno para as necessidades de nosso futebol, onde os clubes trabalham com o financeiro bem distante da realidade profissional. E qual seria a fórmula ideal? Na minha opinião, deveríamos ter este calendário para as categorias de base:

Março a maio – Piauiense Sub-17

Julho a outubro – Piauiense Sub-20

Com este cronograma, os principais destaques do Sub-17 teriam sequência de trabalho com a categoria sub-20. E os maiores talentos do Sub-20 estariam com a porta aberta para o time principal que sempre é formado a partir de dezembro. Muito simples, no meu entendimento. Mas aí vem uma outra pergunta: e as categorias sub-15, sub-13 e sub-11?

Essas, a Federação deveria apenas dar apoio, e propor suas organizações por outras instituições, como Semel e Fundespi. Entendo desta forma porque sei das dificuldades que FFP e filiados têm para organizar todos esses eventos numa mesma temporada. 

Quando termina o curto campeonato sub-20, fico imaginando e me perguntando: o que estarão fazendo os atletas de 20, 19 e 18 anos de idade, que, nos dez meses restantes, estão impedidos de jogar os outros certames (sub-17, sub-15, sub-13 e sub-11)? E uma outra pergunta pode estar sendo feita neste exato momento da leitura: por qual motivo a FFP faria apenas o Sub-17 e o Sub-20? Também por razão lógica. 

São essas duas categorias que fornecem a matéria prima para o time principal. Ninguém que disputa o Campeonato de Profissionais vai buscar reforço no Sub-15 ou no Sub-13. Agora, enquanto se pensar em categoria de base com campeonatos de 1 mês e 15 dias, pouco vai adiantar. E acho muito pouco se contentar com as raras revelações que anualmente estão surgindo.

Evidente que o ideal seria FFP e clubes trabalhar com todas as categorias, mas não há financeiro para tal. Se as despesas são maiores que a receita, creio que o melhor seria priorizar os fornecedores da categoria principal. Mas, embora com esta opinião, não vai nenhuma crítica aos dirigentes.

Apenas penso diferente.

Severino Filho (Buim)
Editor

12 comentários:

  1. pensar um pouco tbm em regionalizar as categorias inferiores como foi esse ano o sub19. Do jeito que está parece campeonato Teresinense. Custo alto para times do interior jogar sub9, 11 e demais

    ResponderExcluir
  2. Tem que parar também de passar vergonha em Copa São Paulo de Futebol Chuva, não está para o nosso bico. A Copa do Nordeste é feita nas coxas, também não condiz com o tão propalado intercâmbio. A genérica cup dela que costumeiramente é realizada no Piauí os times pouco dão bola e a torcida pouco comparece. Jogo de 3 pontos pesa, é a conta a se pagar mais na frente.

    Como foi abordado, o sub-11 é o cúmulo. Que número cabalístico é esse? Dizem que o sonho da garotada é frequentar o Albertão, agora querem tirar de lá, porque o Gigante não suporta a carga de jogos. Dá pra entender qual é dessa turma?

    A regionalização do sub-19 serviu apenas para desembocar os respectivos campeões na capital, outra ilusão criada, como se o jogador do interior seguisse tal cartilha.

    Vou mais além: toda limitação de idade é perversa, seja campeonato profissional, seja amador. A valorização da base é apenas ilusória, porque joga para a rua do desemprego a galera que ultrapassa a idade limite. Nem as preliminares se salvam mais! Retomar a carreira numa competição profissional fica a cargo do treinador que chega.

    Falam muito em ídolos. A safra não é boa, porque todos os ídolos ou estão fora do país ou já se aposentaram. Como mudar cabeça de dirigente se tudo que fazem é na base do resultadismo? Não se forma jogador ou treinador acima da média porque não se vende e porque nossos campeonatos não possuem visibilidade.

    Estão esquecendo da mais importante das competições: a legítima aspirante!

    ResponderExcluir
  3. Desenvolver a prática do esporte, hoje, se torna pífio, se não houver parcerias fortes e consolidadas junto à sociedade.

    Aqui em nosso Estado não há empatia, conhecimento e muito menos interesse em patrocinar, por exemplo, um time de futebol de maneira inteligente.

    Porém, patrocinar eventos que não tiram a juventude do marasmo, isso tem todo dia.

    Saudades do saudoso Intermunicipal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito mais inteligente é abandonar essa politicagem e não dar bola pra Intermunicipal, porque o que estava por trás não era bom. Qual a razão da APPM não organizar esse troço?

      Excluir
  4. E o meu "FRAMENGO" continua teimando em arrebentar com a tolerância de sua torcida. Eita preju meus amigos!!
    ismar!!

    ResponderExcluir
  5. QUE DECEPÇÃO! DOS CABISCHATAS, NÃO GANHAMOS NEM NO VELHO JOGO DA "PORRINHA". ALTOS 0 A 3 PRA quarta/quinta força do futebol cearense. Ah!não vai não! Primeiro-damo!
    ismar!!

    ResponderExcluir
  6. Pergunto ao Parlamentar mais efetivo, embora suplente: isso é um plantel ou uma "cambada" de come e dorme? Vem aí mais goleadas: Moto em São Luis e depois, o Santos!! Eita franqueza, o nosso futebol!!
    ismar!!

    ResponderExcluir
  7. Como estamos: O bi campeão uma decepção; o River, não passa de um frango; o Tubarão praiano, tá mais pra piaba; 4 de Julho, existe ainda? e o meu "Framengo" e o "Pioi", NUNXIXABE,Garrincha!!

    ResponderExcluir
  8. Perguntado sobre o resultado do amistoso de hoje: Altos e Horizonte, um "trocedor" do jacaré respondeu, na lata:"num perdemo e nem ganhemo,empatemo" - 0 a 0!!

    ResponderExcluir
  9. É muita TACA.RIVER 0 x 4 Fla RJ! Ah! Não vamos não, Buim!!
    Ismar!!

    ResponderExcluir
  10. Outra imensa lástima: Parnahyba 0 x 7 Fluminense RJ!!
    ismar!!

    ResponderExcluir
  11. Primeiro, perde até a "gata miar", Didimo. Depois, ganha umazinha sem qualquer utilidade. Eta futebol piauiense!!

    ResponderExcluir