quinta-feira, 5 de maio de 2016

Com dois atletas "suspensos", Piauí seguirá regulamento

O resultado do julgamento do Caso Altos na Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva, que acolheu, por unanimidade, a tese da defesa, interpretando como zerados todos os cartões amarelos após o encerramento do primeiro turno, começa a ensejar dúvidas por parte dos clubes. O primeiro problema está nas mãos do presidente do Piauí, Jacob Júnior. Dois atletas que, supostamente, teriam completado a série de três cartões amarelos, serão escalados no jogo do próximo sábado.
 
Como o artigo 22 do regulamento diz, tão somente, que o atleta que for advertido com três cartões amarelos terá que cumprir suspensão automática de uma partida, os clubes estavam computando os cartões desde o início do certame, prosseguindo a referida contagem no segundo turno. Esse procedimento não incluía a zeragem dos cartões ao final do 1° turno. Nesta linha de entendimento, vários atletas de Altos, Parnahyba, Piauí, Flamengo, River e Picos, por exemplo, cumpriram suspensão quando completaram a série de três cartões, mesmo que os primeiros tenham ocorrido no 1° turno e o 3° cartão no segundo turno.
 
No julgamento do Altos, a defesa conseguiu convencer os auditores da Comissão Disciplinar do TJD de que o regulamento, não fazendo alusão à zeragem dos cartões, estava omisso. E que, assim como os pontos foram zerados para iniciar o 2° turno, os cartões amarelos também o teriam que ser. E assim foi decidido. O problema, agora, é que a situação dúbia começa a provocar uma pergunta: o que seguir? o regulamento ou o entendimento do TJD? E o Piauí se apresenta com o primeiro problema.
 
Pela interpretação do regulamento, os atletas Alisson e Testinha, levaram, na noite de ontem, o primeiro cartão amarelo da segunda série. Pelo entendimento da Comissão Disciplinar do TJD, ambos completaram, ontem, a série de 3 cartões amarelos no segundo turno e, consequentemente, estariam suspensos do jogo do próximo sábado.
 
O diretor de competições da FFP, Robert Brown, garantiu que a interpretação da FFP é a que consta no regulamento. "Se pelo regulamento, que não fala em zeragem dos cartões, eles receberam o primeiro cartão da segunda série, ambos estão em condição legal para atuar no sábado. A decisão do TJD é uma outra história. O regulamento não foi modificado".
 
O presidente do Piauí, Jacob Júnior, afirmou que vai colocar os dois jogadores para atuar. "Desde o início do campeonato que fazemos um minucioso controle com todos os cartões dos atletas do Piauí. Jogo o campeonato com base no regulamento e por ele ambos estão apenas com um cartão".
 
OS CARTÕES DE ALISSON PELO REGULAMENTO
 
1° cartão - Piauí x Flamengo, no dia 06 de fevereiro - 1° turno
2° cartão - Piauí x Caiçara, no dia 02 de abril - 2° turno
3° cartão - Piauí x Cori-Sabbá, no dia 23 de abril - 2° turno
Cumpriu a suspensão no jogo River x Piauí, no dia 30 de abril - 2° turno
1° cartão da 2ª série - Piauí x Altos, no dia 04 de maio - 2° turno
 
OS CARTÕES DE ALISSON PELO ENTENDIMENTO DO TJD
 
1° cartão - Piauí x Caiçara, no dia 02 de abril - 2° turno
2° cartão - Piauí x Cori-Sabbá, no dia 23 de abril - 2° turno
3° cartão - Piauí x Altos, no dia 04 de maio - 2° turno
Alisson estaria suspenso para o jogo do próximo sábado
 
OS CARTÕES DE TESTINHA PELO REGULAMENTO
 
1° cartão - Parnahyba x Piauí, no dia 10 de fevereiro - 1° turno
2° cartão - Piauí x Caiçara, no dia 02 de abril - 2° turno
3° cartão - Piauí x Parnahyba, no dia 09 de abril - 2° turno
Cumpriu a suspensão no jogo Altos x Piauí, no dia 13 de abril - 2° turnio
1° cartão da 2ª série - Piauí x Altos, no dia 04 de maio - 2° turno
 
OS CARTÕES DE TESTINHA PELO ENTENDIMENTO DO TJD
 
1° cartão - Piauí x Caiçara, no dia 02 de abril - 2° turno
2° cartão - Piauí x Parnahyba, no dia 09 de abril - 2° turno
3° cartão - Piauí x Altos, no dia 04 de maio - 2° turno
Testinha estaria suspenso para o jogo do próximo sábado


Um comentário:

  1. SINCERAMENTE, isso ainda vai gerar um "siribolo" ou mesmo um "c.de boi na área tricolor" como dizia Valdirzão Araújo - narrando preliminares de aspirantes, depois de umas e outras nas praias do rio Parnaíba. É AGUARDAR PRA VER!!!!!

    ResponderExcluir