segunda-feira, 2 de maio de 2016

Caso Altos: TJD rejeita denúncia da FFP por unanimidade

Em concorrida sessão realizada na noite desta segunda-feira (02), a comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva rejeitou, por unanimidade, a denúncia oferecida pela Federação de Futebol do Piauí - através do departamento de competições -, absolvendo a Associação Atlética de Altos da acusação de ter atuado com atleta de forma irregular.

A tese levantada pela defesa baseou-se no fato do regulamento do Campeonato Piauiense ser omisso quanto ao prosseguimento da contagem dos cartões na passagem do primeiro para o segundo turno. No entendimento de Altos - aceito pelo TJD por unanimidade -, assim como os pontos, os cartões também começam zerados no 2° turno do Campeonato Piauiense.

Com isso, os dois cartões amarelos que deixavam o volante Paulo pendurado, ao final do 1° turno, foram ignorados, prevalecendo, tão somente, a advertência registrada no jogo diante do River, o que deixa o atleta com 1 cartão amarelo, e não com 3. O diretor de registros e transferências da FFP, Anderson Sousa, que efetuou a comunicação da irregularidade ao Departamento de Competições, que, por sua vez, efetuou a denúncia ao TJD, disse ao SITE DO BUIM que o entendimento do setor não é este, mas que não lhe cabe discutir a decisão da Justiça Desportiva.

COMO FICOU A CLASSIFICAÇÃO FINAL DA FASE CLASSIFICATÓRIA

Com a decisão do TJD, a classificação da Fase Classificatória permanece com todos os pontos conquistados dentro do campo, como podemos ver a seguir: 
 
1° Altos, 16 pontos, 5 vitórias, 10 gols de saldo e 15 gols marcados
2° Parnahyba, 15 pontos, 5 vitórias, 14 gols de saldo e 19 gols marcados.
3° River, 14 pontos, 4 vitórias, 15 gols de saldo e 18 gols marcados.
4° Piauí, 12 pontos, 4 vitórias, 2 gols de saldo e 12 gols marcados.
5° Picos, 9 ponto, 3 vitórias, saldo -3 e 9 gols marcados
6° Flamengo, 7 pontos, 2 vitórias, saldo -4 e 9 gols marcados.
7° Cori-Sabbá, 4 pontos, 1 vitória, saldo -17 e 6 gols marcados.
8° Caiçara, 4 pontos, 1 vitória, saldo -17 e 4 gols marcados
 
COMO FICAM AS SEMIFINAIS
 
 Jogos de ida
PIAUÍ X ALTOS e RIVER X PARNAHYBA
 
Jogos de volta
ALTOS X PIAUÍ e PARNAHYBA X RIVER

A CLASSIFICAÇÃO DA SEGUNDA VAGA PARA A SÉRIE D
 
A decisão do TJD também altera a disputa pela segunda vaga do futebol piauiense na Série D do Campeonato Brasileiro, agora em poder de Altos, conforme a classificação das duas fases classificatórias.
 
1° Altos, 27 pontos, 7 vitórias, 13 gols de saldo e 23 gols marcados
2° Parnahyba, 25 pontos, 7 vitórias, 19 gols de saldo e 30 gols marcados
3° Picos, 22 pontos, 6 vitórias, 3 gols de saldo e 21 gols marcados
4° Piauí, 20 pontos, 6 vitórias, saldo -1 e 17 gols marcados
 5° Flamengo, 19 pontos, 5 vitórias, saldo 0 e 15 gols marcados
6° Caiçara, 9 pontos, 2 vitórias, saldo -15 e 11 gols marcados
7° Cori-Sabbá, -3 pontos, 1 vitória, saldo -27 e 7 gols marcados.

6 comentários:

  1. A legislação é assim: deu brecha...aí espertamente a moçada aproveita. Mas deixa para lá. E. . . . . .vamos acabar o campeonato logo. "É isso aí" Meu grande Pequeno Polegar!!!

    ResponderExcluir
  2. O regulamento é tão ruim que nem os clubes têm coragem de assinar, mas os dirigentes da Federação, os verdadeiros responsáveis por essa pérola (mais uma, EM PLENO CENTENÁRIO dos campeonatos que ela diz promover com eficiência), DEVEM SIM levar a culpa.

    Numa situação dessas não caberia a Federação interpretar o que faltou dizer, porque ela perdeu completamente a razão, caiu em descrédito diante do próprio TJD da Federação (como diria alguns desinformados da imprensa).

    A resposta do diretor de registros deveria ser outra: declarar FECHAMENTO dos seus trabalhos pela inutilidade absoluta e histórica.

    Veja bem, se nem o diretor de registros sabe quando que um jogador está fora ou não da partida, que moral tem de exigir perda de pontos de times que descumprem uma regra que não está alocada em seu regulamento? Lanço um desafio: da próxima vez que forem tramar um regulamento falho, horrível desses, peçam ajuda aos universitários, no caso, professores de português graduados com títulos mil para tapar brechas do tamanho família que há ou possa advir.

    Outra sugestão: RECORRAM AO REGULAMENTO DA LIBERTADORES de América, que dá uma aula em matéria de "suspensão" de jogador, qual seja: MULTAR a equipe por cada cartão em vez de tirar jogador da próxima partida. Aliviaria os jogadores de serem compelidos a assistir intensivões de arbitragem. Assim, cada clube se viraria com seu jogador indisciplinado.

    Por fim quero deixar uma reflexão: decisão do TJD foi tão constrangedora que deslegitimou a Federação de se pronunciar em caso de omissão em seu próprio regulamento. Depois dessa pataquada, recorrendo aos ensinamentos do grande pensador contemporâneo Tiririca, pra quê ou pra quem servem os estaduais se nem a mentora quer assumir direito?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Torcida Azulina,

    É com essa cara que acordei hoje, com cara de palhaço!
    De um palhaço que participa de um circo onde o que comete erros é aplaudido, daqueles circos bem pobres em que o palhaço é o bilheteiro, e que é filho do mágico e irmão da dançarina e todos desamarram os lençóis e vão embora dentro de uma Kombi!

    Estamos LASCADOS! Não o nosso Parnahyba! que nessas horas se torna mais ‪#‎Forte‬ Ainda! Mas o nosso Futebol PIAUIENSE ...é ‪#‎decadente‬.

    As manchetes que viriam a ser positivas como o acesso do River a Serie C e seu Avanço da Copa do Brasil passa despercebido pela PICARETAGEM de vários irresponsáveis!

    No nosso Futebol tem clube chegando pra jogo de moto-táxi, tem atleta se alimentando com arroz gelado e Fiambre, tem Pão com Ovo comprado por um treinador por que senão tinha atletas passando Fome...tem Atraso.... e como tem ATRASO!

    e Quando e como vamos mudar isso???

    -No dia em que os Ratos pobres saírem da frente desta nem um pouco renomada Instituição e lá ocorrer uma Varredura!

    -Pessoas competentes lá tem, mas nada podem fazer por tamanha podridão dos que alí comandam!

    Enquanto a nós da diretoria de Futebol, nos cabe brigar dentro de campo, estamos fazendo a nossa parte e vamos forte para brigar pelo titulo!

    PODEM FICAR TRANQUILOS POR QUE AGORA A GUERRA ESTÁ APENAS COMEÇANDO!

    FIRMO NOGUEIRA
    ‪#‎tevegolpe‬
    ‪#‎vaiterluta‬
    ‪#‎envergonhado‬
    ‪#‎ffpxtjdxlixo‬
    ‪#‎7a1praalemanha‬

    ResponderExcluir
  4. ALERTA AOS AMIGOS FEDERACIONISTAS: VAMOS APRESSAR E ACABAR, DE VEZ, ESTE CAMPEONATO, ANTES QUE OS "ESPERTOS" DESCUBRAM NOVAS E TENTADORAS "BRECHAS", TORNANDO-O SEM VALIDADE. E, AINDA POR CIMA, NÃO DESEJO VER MAIS O MEU, TEU, NNOOSSOO LEÃO SEM FLORESTA DISPUTAR UMA PARTIDA DE "BOTÃO" ANTES DE 2019!!!
    E AI!E UI! CSAID!!!!

    ResponderExcluir
  5. VIVA A VÁRZEA! Lá tem regulamento, lá tem controle, lá não tem incompetentes e se houver alguma dúvida, lá tem homens cujas palavras tem seu valor.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente estes tal de arbitral marcado antes dessas competições é pra que mesmo hein? prejudicar times no decorrer do campeonato?dois dias antes da semi final o time do Parnaíba não sabia se iria para Teresina ou altos.Federação incompetente. confecciona regulamento com falhas.sujeitas a contestação. onde vamos parar. parabems para quem montou a defesa do Altos.

    ResponderExcluir